Sucesso e falência das lojas Hermes Macedo

SUCESSO E FALÊNCIA

Em 1932, o empresário Hermes Farias de Macedo, apenas com 18 anos de idade, criou em Curitiba (PR) a Agência Macedo, uma loja especializada em autopeças usadas para caminhões. Numa época difícil de seencontrar materiais de reposição, Hermes e seu irmão Astrogildo compravam veículos usados que eram desmontados e revendiam em partes.

Assim, um pequeno comércio de acessórios de automóveis transformou-se em um grande conglomerado denominado Grupo HM, formado pela Alfa Serviços de Crédito e Informática, Mercúrio Propaganda, HM Náutica, HM Financeira (mais tarde Banco HM) concessionárias de veículos, Auto Center HM e outras empresas de apoio. Mas na década de 1990 havia uma grande crise, o Plano Collor derrubou as vendas e, além disso, a morte da esposa de Hermes acirrou disputas familiares e colocou a empresa de 285 lojas em declínio.

Somando-se a isso, concorrentes como C&A, Casas Bahia e Riachuelo ajudaram a complicar a situação financeira, que culminou num pedido de concordata, em 1995 e a falência em 1997 depois de 65 anos de atividades. A foto mostra a loja da HM na Marechal Deodoro, ao lado do Nelo Hotel.  (Siga nossa página no Facebook e receba todos os dias curiosidades históricas de Jaraguá do Sul e região)

(Fonte: Postado por Jm Tony/Antigamente em Jaraguá do Sul).

Deixe um comentário